Informações e Vendas: (11) 2514-7575 | 08h às 22h      
 Voltar > Os melhores seguros para sua casa, de acordo com a Proteste
07 de junho de 2016

Os melhores seguros para sua casa, de acordo com a Proteste


A associação de consumidores Proteste elegeu o pacote de coberturas do seguro residencial da Bradesco Seguros como o melhor entre os oferecidos por 13 seguradoras. Em segundo e terceiro lugar ficaram a Porto Seguro e a Itaú Seguros, respectivamente. 

A pesquisa analisou as seguintes coberturas: básica (contra incêndio, queda de raio e explosões), alagamento, furto ou roubo, vendaval a granizo, privação temporária do uso da habitação, desmoronamento parcial, responsabilidade civil e danos elétricos. A Proteste também considerou o número de coberturas excluídas de cada contrato na avaliação.

A associação de consumidores analisou 134 apólices e avaliou cada tipo de cobertura como muito boa, boa, aceitável, fraca ou ruim, de acordo com critérios como valor da franquia, limites máximos de cobertura e participação obrigatória do segurado.

Para realizar a análise, a Proteste enviou questionários para as seguradoras em julho. Além disso, buscou informações sobre as apólices nos sites das empresas, pediu dados via telefone e e-mails e solicitou cotações a corretores.

Veja a seguir os resultados do levantamento da Proteste nas coberturas mais utilizadas pelos clientes. As seguradoras foram classificadas na ordem da melhor para a pior avaliação:

Seguradoras Incêndio, queda de raio e explosão Alagamento Furto ou roubo Responsabilidade civil Danos elétricos
Bradesco Seguros Aceitável Bom Bom Bom Aceitável
Porto Seguro Muito bom Não oferece Bom Bom Aceitável
Itaú Seguros Aceitável Não oferece Bom Bom Aceitável
Zurich Seguros Aceitável Não oferece Bom Bom Aceitável
Sul América Aceitável Não oferece Bom Bom Fraco
Liberty Seguros Aceitável Não oferece Bom Muito bom Aceitável
Yasuda Marítima Aceitável Não oferece Bom Bom Aceitável
Tokio Marine Aceitável Não oferece Bom Muito bom Fraco
Allianz Seguros Aceitável Não oferece Bom Bom Fraco
Grupo BB e Mapfre Aceitável Não oferece Bom Bom Fraco
HDI Seguros Aceitável Fraco Bom Bom Fraco
ACE Aceitável Não oferece Fraco Bom Fraco
Alfa Seguradora Aceitável Ruim Fraco Aceitável Fraco
Fonte: Proteste

Conclusões

Quando analisada a cobertura básica das apólices - que prevê ressarcimento no caso de incêndio, queda de raio dentro do terreno do imóvel e explosão acidental - a Porto Seguro foi a mais bem avaliada por não cobrar participação obrigatória do segurado ou franquia em caso de sinistro.

Já quando se trata de cobertura contra roubos e furtos, a maioria das empresas foi bem avaliada. As seguradoras classificam como furto o desaparecimento de um bem complementado por vestígios deixados pelo ladrão, como um cadeado quebrado ou porta arrombada.

Ao analisar o que é oferecido pelas seguradoras em coberturas contra enchentes, a Proteste verificou que a maioria das empresas não oferece esse tipo de proteção e, quando oferece, coloca empecilhos para esta contratação. Entre as três seguradoras que oferecem a proteção, a Bradesco Seguros foi a mais bem avaliada por não estipular participação obrigatória do segurado e nem cobrar franquia em caso de sinistro.

Quando analisada a cobertura de responsabilidade civil, os resultados variaram entre aceitável e muito bom. Em relação à cobertura contra danos elétricos, sete empresas apresentaram resultado ruim, pois cobram um valor alto para a participação obrigatória do segurado, além de cobrarem franquia.

Como funciona o seguro

Na hora de escolher um seguro residencial, é possível optar por três modalidades: “somente prédio”, “somente conteúdo” e “prédio mais conteúdo”.

A modalidade “somente prédio” garante cobertura a danos ocorridos na estrutura do imóvel, como paredes e instalações hidráulicas. Esse tipo de proteção é indicada para proprietários que alugam o imóvel para terceiros.

Já a modalidade “somente conteúdo” cobre danos ocorridos aos bens que fazem parte do imóvel segurado, como móveis e eletrodomésticos. Essa cobertura é indicada para inquilinos ou quem tem imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que já tem embutido um seguro residencial na modalidade “somente prédio”.

A modalidade “prédio mais conteúdo” protege tanto a estrutura do imóvel quanto os bens incluídos na casa ou apartamento. Esse produto é aconselhável para proprietários que residem no imóvel.

Cada cobertura adicionada ao seguro torna a proteção mais cara. Por isso, a Proteste recomenda que o consumidor prefira somente as que encaixem às suas necessidades. E, ao assinar o contrato, a entidade orienta que o cliente fique atento aos tipos de sinistros que estão excluídos do contrato.


Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-melhores-seguros-para-sua-casa-de-acordo-com-a-proteste